Select Page

“Desfraldar… O Que é… Quando…. Como….”

Jul 1, 2021 | Educação, Pais, Saúde | 0 comments

O bom tempo chegou! Vamos desfraldar?!

              Muitas são as dúvidas e questões dos pais nesta nova etapa do desenvolvimento dos

seus filhos. Tirar as fraldas… Vamos falar um bocadinho sobre o tema.

Quando começar…

   Conseguir um controle urinário nem sempre está a par do controle das fezes, assim como, o controle diurno poderá ocorrer mais rápido do que o noturno. Cada criança tem o seu tempo. Segundo muitos pediatras a idade para retirar as fraldas depende muito da idade da criança (entre os 18 meses e os 3 anos) e da sua maturidade. Por norma, as meninas adquirem este processo mais cedo e com mais sucesso do que os meninos.

   Alguns sinais que podem indicar que a criança está pronta para deixar a fralda:

  • Diz que tem cocó ou xixi na fralda;
  • Avisa quando está a fazer cocó ou xixi na fralda;
  • Às vezes diz que quer fazer cocó ou xixi;
  • Quer saber o que os pais ou os irmãos vão fazer à casa de banho;
  • Quando consegue ficar com a fralda seca por algumas horas seguidas.

Como começar…

   Será importante haver pequenas conversas onde se dirá à criança que está a ficar crescida, ler histórias sobre o tema, ter um quadro onde colarão autocolantes cada vez que a criança faça xixi no bacio/sanita, mostrar cuequinhas com os personagens que gostam, ter um bacio ou redutor de sanita com assento para os pés, usar roupa fácil de vestir, despir e lavar. Tudo servirá de estimulo para este processo.

   Inicialmente a criança deverá ir à sanita/bacio, com ou sem fralda, onde se tente que fique sentada por poucos minutos. A ideia será desmistificar o receio que tem ao que é novo e estranho. Enquanto está sentada poderá ter um boneco de que goste, poderá ver um livro, cantar músicas com um dos pais que a acompanham nesta ida ao bacio/sanita.

Quer faça ou não alguma coisa, há-que “festejar” esse momento.

   Comece o desfralde durante o dia. O ideal será começarem num dia em que quem está com a criança esteja totalmente disponível para este processo.

   Ao acordar, tirar a fralda da criança e levá-la a fazer xixi. Só deverá sair após fazer xixi e a partir daí deverá levá-la à casa de banho com intervalos curtos, de 25 em 25 minutos. Deixar espaçar mais do que 25 minutos poderá fazer com que a criança faça na cueca. Com o passar dos dias começarão a ver que o espaçamento poderá ser de 45 em 45 minutos, de hora a hora e chegará a altura em que será a própria criança que dará sinais e verbalizará que precisa de ir à casa de banho.

   A fralda deverá ser colocada só para dormir. Com o passar do tempo será visível que, durante a sesta, a fralda mantém-se seca. Quando virem que durante uma ou duas semanas seguidas a criança acorda com a fralda seca… Parabéns o desfralde está a ser muito bem conseguido!

   Outra questão importante é a retenção das fezes. Muitas vezes, as crianças passam a reter/deixam de fazer porque o receio/medo ocupa lugar. Aconselho sempre a colocarem uma fralda logo após as refeições, permitindo assim que a criança se sinta segura e confortável para fazer o cocó sem medos ou traumas.

Digo sempre que em primeiro lugar está o bem-estar da criança pois é preferível colocar uma fralda facilitando a realização do cocó do que a criança reter e vir a sofrer com tal situação e até atrasar o processo de desfralde.

Ao colocar a fralda deve explicar à criança que esta serve, apenas, para fazer o cocó e que depois irá tirar, pois é crescida e usará apenas a cuequinha.

O que fazer quando ocorrem descuidos…

   No processo de deixar a fralda, é normal existirem descuidos, embora eu goste de chamar acidentes… A criança que ainda está em fase de aprendizagem não tem qualquer descuido. Estes momentos devem ser encarados com naturalidade e sem repreensões.

   Muitos acidentes irão ocorrer, o que também é bom pois assim a criança poderá vir a perceber o que é a tal vontade de fazer xixi. Às vezes os acidentes servem para dar o chamado “clique”. 

   A psicóloga Olga Reis considera que as crianças “portam-se melhor” com elogios do que com “críticas”. Defende, também, que “o controlo” não depende da vontade expressa da criança, mas sim de um conjunto de componentes psicológicas e fisiológicas, pelo que reprimi-la pode fazer com que se sinta frustrada e haja um retrocesso do processo de desfralde.

   Ainda assim, existem algumas estratégias para diminuir os descuidos, tais como, inicialmente, não espaçar muito as idas à casa de banho; não perguntar se a criança quer, nem esperar que seja ela a pedir; diminuir os líquidos e, principalmente à noite, levar a criança a fazer xixi antes de dormir.

   Reprimir a criança pode levar a que experimente um sentimento de humilhação, que não é bom nem para ela, nem para o processo.

   

Algumas dicas úteis:

  • Começar o desfralde só quando começar o bom tempo e quando a criança aceitar o uso do bacio/Sanita
  • Vestir a criança com pouca roupa, rápida de se trocar e fácil de lavar. Evite vestir roupas difíceis de tirar, tais como bodies, jardineiras, calções com botões… Quanto mais fácil a criança se despir, mais prático e rápido, será o uso da casa de banho.
  • Quando/se sair com a criança de casa leve-a primeiro à sanita e leve também uma muda de roupa extra. Enquanto estiver fora, leve a criança a algum lado onde que possa usar uma casa de banho.

   Desfraldar é uma fase muito séria e importante. A criança irá conquistar um grande feito e terá que ter todas as condições favoráveis para tal.

   Será necessário ter muita paciência e pense que, como em todas as fases, o “mau” passa e o bom conquista-se! O bom humor também deverá estar presente e, com certeza, muitos momentos divertidos irão acontecer!

   Bacio, redutor, cuequinhas, sandálias e roupa prática a postos?!? Vamos lá começar mais uma aventura!!!! 

Vanessa Correia

                                                           Educadora de Infância e Mãe

 

Share This