Dormir mais para crescer melhor!!

Fará sentido a expressão: “deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer”…?
O sono é um processo fisiológico natural, fundamental para um desenvolvimento físico, mental e intelectual saudável e tem uma função regeneradora de recuperação.
Estudos científicos indicam que o mau humor, a depressão e comer em excesso são sintomas de uma crónica falta de sono logo desde a infância.
Uma criança cansada, que não dorme o suficiente, tem dificuldades acrescidas em apreender o que aprendeu, uma vez que os neurónios não desenvolvem a elasticidade necessária à formulação de novas ligações sinápticas para “gravar” determinada memória.
É durante o sono que o cérebro “arruma” o que a criança aprendeu durante o dia e, por isso, quanto mais a criança aprende durante o dia, maior necessidade de sono terá.
A falta de sono altera, também, o córtex pré-frontal, responsável pelas funções executivas – formulação de pensamentos para atingir um objetivo, a previsão de resultados e a percepção das consequências de ações tomadas.
Crianças que dormem pouco e/ou mal terão dificuldades em controlar os seus impulsos e os momentos de concentração serão substituídos por momentos de distração.
Hoje em dia, os estímulos e as aprendizagens a que as crianças estão expostas são cada vez maiores e, inversamente ao que seria de esperar, a quantidade e a qualidade de sono são cada vez menores.
Existem necessidades básicas de sono que devem ser mantidas ao longo do processo de desenvolvimento das crianças:
Idade |
Tempo de sono recomendado |
0 – 3 meses |
14 – 17 horas |
4 – 11 meses |
12 – 15 horas |
1 – 2 anos |
11 – 14 horas |
3 – 5 anos |
10 – 13 horas |
Tanto em casa como na escola devem ser criadas rotinas para uma boa higiene do sono, pré-determinadas e sempre definidas pelo adulto mas que poderão ser negociadas e/ou ajustadas em casos específicos, que devem incluir:
- Ambiente – o espaço deve ter uma temperatura amena, pouco ruído e ausência de luminosidade (exceto casos em que é necessário uma “luz de presença”). A criança poderá beneficiar em ter um objeto de transição (peluche, fralda, chupeta).
- Atividades – evitar atividades muito intensas e exposição a ecrãs nas horas que antecedem o momento de deitar. É conveniente ter uma refeição leve mas nutritiva. É aconselhável criar uma rotina que precede a ida para a cama (lavar os dentes, vestir o pijama, ler uma história / ouvir música serena). Não se deve permitir que a criança adormeça em locais que não a sua própria cama.
- Horário – a hora de deitar e de acordar não deve ter grandes variações, podendo sofrer pequenos ajustes ao fim-de-semana.
Até quando a criança deve dormir a sesta na escola?
Existem fatores comportamentais, genéticos, sociais e ambientais que apontam que algumas crianças necessitam de realizar apenas um ciclo de sono (monofásico) – noturno. Ainda assim, verifica-se que a maioria das crianças até aos 5 anos necessitam de realizar uma sesta durante a tarde (sono bifásico).
As recomendações indicam-nos que a sesta deve ser implementada nas creches, infantários e pré-escola, atendendo à idade e necessidades individuais de cada criança.
…porque dormir é bom e faz bem!!