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Dormir mais para crescer melhor!!

Mar 2, 2021 | Saúde, Sono | 0 comments

Fará sentido a expressão: “deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer”…?

O sono é um processo fisiológico natural, fundamental para um desenvolvimento físico, mental e intelectual saudável e tem uma função regeneradora de recuperação.

Estudos científicos indicam que o mau humor, a depressão e comer em excesso são sintomas de uma crónica falta de sono logo desde a infância.

Uma criança cansada, que não dorme o suficiente, tem dificuldades acrescidas em apreender o que aprendeu, uma vez que os neurónios não desenvolvem a elasticidade necessária à formulação de novas ligações sinápticas para “gravar” determinada memória.

É durante o sono que o cérebro “arruma” o que a criança aprendeu durante o dia e, por isso, quanto mais a criança aprende durante o dia, maior necessidade de sono terá.       

A falta de sono altera, também, o córtex pré-frontal, responsável pelas funções executivas – formulação de pensamentos para atingir um objetivo, a previsão de resultados e a percepção das consequências de ações tomadas.

Crianças que dormem pouco e/ou mal terão dificuldades em controlar os seus impulsos e os momentos de concentração serão substituídos por momentos de distração.

Hoje em dia, os estímulos e as aprendizagens a que as crianças estão expostas são cada vez maiores e, inversamente ao que seria de esperar, a quantidade e a qualidade de sono são cada vez menores.

Existem necessidades básicas de sono que devem ser mantidas ao longo do processo de desenvolvimento das crianças:

Idade

Tempo de sono recomendado

0 – 3 meses

14 – 17 horas

4 – 11 meses

12 – 15 horas

1 – 2 anos

11 – 14 horas

3 – 5 anos

10 – 13 horas

Tanto em casa como na escola devem ser criadas rotinas para uma boa higiene do sono, pré-determinadas e sempre definidas pelo adulto mas que poderão ser negociadas e/ou ajustadas em casos específicos, que devem incluir:

  • Ambiente – o espaço deve ter uma temperatura amena, pouco ruído e ausência de luminosidade (exceto casos em que é necessário uma “luz de presença”). A criança poderá beneficiar em ter um objeto de transição (peluche, fralda, chupeta).

  • Atividades – evitar atividades muito intensas e exposição a ecrãs nas horas que antecedem o momento de deitar. É conveniente ter uma refeição leve mas nutritiva. É aconselhável criar uma rotina que precede a ida para a cama (lavar os dentes, vestir o pijama, ler uma história / ouvir música serena). Não se deve permitir que a criança adormeça em locais que não a sua própria cama.

  • Horário – a hora de deitar e de acordar não deve ter grandes variações, podendo sofrer pequenos ajustes ao fim-de-semana.

Até quando a criança deve dormir a sesta na escola?

Existem fatores comportamentais, genéticos, sociais e ambientais que apontam que algumas crianças necessitam de realizar apenas um ciclo de sono (monofásico) – noturno. Ainda assim, verifica-se que a maioria das crianças até aos 5 anos necessitam de realizar uma sesta durante a tarde (sono bifásico).

As recomendações indicam-nos que a sesta deve ser implementada nas creches, infantários e pré-escola, atendendo à idade e necessidades individuais de cada criança.

…porque dormir é bom e faz bem!!