Projeto Pedagógico – “A Terra é a nossa casa”
Para a construção do projeto, que nos propomos desenvolver durante este ano-letivo, baseámo-nos no livro infantil “Valéria e a Vida”, de Sidónio Muralha.
Face à atualidade, qualidade e quantidade de informação que podemos encontrar no livro, publicado pela primeira vez em 1976, vamos procurar sensibilizar as nossas crianças para as temáticas associadas aos oceanos, rios, peixes, poluição, alterações climáticas… aos nossos hábitos e estilos de de vida.
A poluição da água e do ar, resultante da atividade humana, afeta direta e indiretamente todos os seres vivos, interferindo com o seu bem-estar e com a sua qualidade de vida.
A Valéria e todos os meninos e meninas, não desanimam e vão ensinar aos adultos o que fazer para melhorar e atenuar os efeitos prejudiciais da intervenção humana sobre a natureza.
Serão definidas novas rotinas e em simultâneo procurar-se-á perceber de que forma as vivências, as pequenas e grandes aventuras que caraterizam o dia-a-dia das crianças, contribuem de forma decisiva para o seu crescimento e para um maior conhecimento, procurando que se tornem defensoras da vida e do meio ambiente saudável.
Com um maior contacto com a natureza, diminuindo o desperdício de água e preservando os diferentes recursos naturais, adotando práticas mais sustentáveis através da utilização de diferentes formas de reutilização e reciclagem, pretendemos transmitir às nossas crianças e famílias, e contribuir para a diminuição do desperdício e da poluição, considerando as diferentes formas que estes podem assumir.
A procura de novas práticas e comportamentos e a proteção do meio ambiente, como objetivos formativos, devem ser fatores promotores e até potenciadores do desenvolvimento sustentável. Estas atitudes devem ser consideradas como componentes importantes a ter em conta em toda a relação pedagógica, no dia-a-dia e no ensino, de acordo com o desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo de cada criança.
Espera-se por isso, da parte do educador, a análise, a procura e a implementação de atividades associadas à natureza, com a utilização do lúdico e dos recursos disponíveis.
Queremos ser como a Valéria, queremos Ser Vida; e ter um futuro saudável e sustentável!!
Por isso, inspiramo-nos com o seu poema:
“Valéria vê a Vida.
Vê os rios que morrem,
o ar irrespirável,
os peixes mortos.
Redescobre os Oceanos,
cheios de garrafas de plástico.
O que mata a água,
as aves e os peixes,
mata também os homens.
Mas Valéria não desanima.
Valéria ama a Vida.
Valéria é a Vida”.