A propósito do Dia Internacional do Livro Infantil
A propósito do Dia Internacional do Livro Infantil…
Quantas vezes nos questionamos qual o livro indicado para a idade do meu filho? Será que ele já gosta de ouvir histórias e ver os livros? Quando é que deveria começar a ler histórias ao meu filho?
A criança não dispõe senão de forma parcial da experiência do real e das estruturas linguísticas, intelectuais, afetivas e outras que caraterizam a idade adulta. Vários autores defendem que a literatura infantil deveria ser séria em rigor, e que possa ser lida pelas crianças mas não excluindo os adultos.
Sabemos que, entre muitos objetivos, nas crianças a literatura permite a vivência de um universo ficcional, criando mundos imaginários, ajuda a ser pessoa, a construir a personalidade e a fornecer modelos, além de ser uma via privilegiada de acesso ao conhecimento, podendo ser um contributo muito importante na construção de referência que ajudam a compreender o funcionamento do mundo, pessoas e culturas. Mas dos objetivos mais importantes, na minha opinião, é o início da educação literária mesmo antes de saberem ler, e isto consegue-se através da dimensão lúdica da linguagem, do ritmo e da musicalidade, e mais à frente a consciência dos sons e das letras e das relações entre eles.
Podemos dizer que há livros que podem ser sugeridos tanto para crianças de 4/5 anos como para 8/10 anos, isto porque uma criança de 8 anos vai descobrir num livro, segredos que não descobriu aos 4 anos. Assim identificamos características relativas aos livros para as diferentes faixas etárias:
- Dos 0 aos 2 anos interessam-se por livros que tenham cores, diferenças de textura ou com buracos e/ou sons. Não é significativo o texto mas podem sempre puxar pela vossa criatividade e fazer histórias com as personagens. Podem também ter livros com animais reais e outros ficcionais de forma à criança identificá-los. Nesta fase a criança reage às imagens e à voz dos adultos com os sons e os gestos;
- Dos 2 aos 5 anos começam a ter interesse pelos livros de histórias de fantasia simples , as famosas “Era um vez…”. É importante, nesta fase, começar a ter histórias com algum fundo pedagógico. Além disso, os livros onde possam ser as próprias crianças a terminar a história, ou a repetição frásica de partes da história, estimulando a memória durante o decorrer do livro, com rimas, canções e textos repetitivos.
- Dos 6 aos 9 anos as crianças começam a interessar-se por histórias realistas que lhes permitam identificar-se com a personagem principal, contos tradicionais, histórias de animais, histórias alusivas à época do ano, entre outros. Estes pequeninos gostam de ser surpreendidos mas preferem que os bons vençam no final. Começam a gostar de ler sozinhos mas continuam a adorar a ouvir os adultos a contar as histórias. Mais perto dos 9 anos começam a interessar-se por intrigas cada vez mais complexas. Nesta altura opte por deixar a criança a escolher os livros que mais gosta, incentivando a que procure sempre novos livros.
Assim, a criança deve entrar em contacto com o livro desde o nascimento. Ela consegue acumular experiências de contacto com o livro e a literatura que se vão transformando nos alicerces fundadores de um futuro leitor literário. Por isso, boas leituras!